¿Porquê investir em ouro?
Porque a diferença entre os demais ativos a que recorrem todos aqueles que querem poupar e assegurar as suas poupanças, que estão vinculados ao ciclo económico/monetário e ao ciclo de crédito, é de que oo ouro está completamente desconectado do risco de falha do sistema económico/financeiro e político com o que interagem estas pessoas que tem como intuíto fazer poupança..
No caso de todo o sistema sofrer danos e quebras importantes, isto não afetaria quem investiu em ouro já que não estão expostos aos riscos de contrapartida. O investimento está vinculado às flutuações do mercado do ouro . Recordemos que hoje em dia há muito poucos ativos a que possamos destinar as poupanças sem depender de um cumprimento contratual por parte de alguém (depósitos bancários ou um título de dívida). Possuir ouro permite não ter em conta riscos endógenos do sistema em que vivemos.
As vantagens de investir em ouro físico
- Não está sujeto á inflação. Converter as poupanças em ouro significa proteção contra a inflação que afeta todas as moedas do mundo, O ouro mantem um valor constante ao longo do tempo e em cosequência matem o seu poder aquisitivo.
- O valor do ouro não se vê afetado pelos acontecimentos políticos e económicos mundiais.
- Pode-se liquidar facilmente. Pode-se revender em qualquerr momento e lugar convertendo rapidamente o investimento em efetivo.
- Permite diversificar os investimentos. Investir em ouro pode ser uma alternativa à diversificação de tipos de investimento como as accções e títulos.
- É uma alternativa à liquidez na conta corrente: o ouro foi o dinheiro por excelência durante mais de mil anos, uma alternativa perfeita à poupança na conta corrente já que não se expõe a nemhum risco de contrapartida.
- Permite investimentos escaláveis. Ao comprar ouro fisíco, é possívil dividir o investimento comprando vários pesos em função dos recursos e necessidades de cada um. Isto permite dispor facilmente das suas poupanças em qualquer momento.
Regulação e tributação do ouro
Em Itália, a posse e venda de ouro de investimento (lingotes e moedas) está regulada principalmente pela Lei nº 7 de 17 de enero de 2000 e em Portugal pela lei 362/99. Em virtude desta lei é possível comprar e vender ouro.
O que se pode considerar ouro de investimento (moedas e lingotes)
As moedas devem ter sido cunhadas depois de 1800 ou ter sido de curos legal no pais de origem, ter uma pureza superior a 900 milésimas e vender-se a um preço que normalmente não supere o 80% do ouro que contém. Os lingotes podem apresentar-se em forma de barras ou placas, pesar mais de um gramo e um gramo ter uma pureza igual ou superior a 995 milésimas.
Isenção de del IVA e quem pode comercializar com ouro em formatos distintos
O ouro de investimento não está sujeito a impostos em fase de compra tanto em Portugal como em Itália.
A compra e venda de ouro de investimento está isenta de IVA. Em Itália a normativa sobre o ouro prevê a isenção de IVA a quem quer poupar e investir e que compram através de operadores profissionais em ouro (como Gens Aurea, propietária da marca AUREA INVEST) autorizados e inscritos num Registo especial no Banco de Itália.
Para ser Operador Profissional de ouro há que:
- ser uma sociedade anónima em forma de S.r.l. o S.p.A;
- ter um capital social totalmente desembolsado
- ter um objeto social que contemple o comércio de ouro
- que os administradores e sócios reúnam os requisitos de honorabilidade necessários para exercer a actividade
Como vender oro
¿Como monetizar lingotes e moedas de ouro?
Em primeiro lugar há que comprovar as cotizações do ouro fisíco do dia para entender o valor aproximado das moedas e lingotes.
Para entender a cotização da libra de ouro há que partir de um dado, todas as libras de ouro cunhadas pelas Cecas Inglesas têm as mesmas características.
- peso 7,98 gramos (7,32 gramos de ouro fino);
- tamanho (diámetro 2,2 centímetros);
- quilate (916 milésimas / 22 quilates)
¿Quais são os tipos de libras de ouro?
- Cunho antigo
- Rainha Isabel Cunho novo
- Rainha Isabel posterior a 2000
¿O que influência o valor da moeda?
O valor das moedas de ouro de investimento, como a libra de ouro, está relacionado com a quantidade de ouro fino que contem, que é de 7,32gramos.
Mas o estado de conservação influência no valor de cada moeda : quantos mais sinais de desgaste e de passagem do tempo apresente mais diminui o seu valor.
Quem tenha comprado moedas de ouro desde os anos sessenta do século passado tem agora possibilidadde de obter mais valias muito importantes, sobretudo com as libras de ouro.
Ouro e poder aquisitivo
Recentemente temos assistido a uma grande volatilidade no meracado de divisas. O euro desvalorizou frente ao dólar.
Os investidores que se enfrentam a estes vai e vem sentem-se confusos e incapazes de se posicionar de forma rentável.O europeu que procura poupar tem de se dar conta que a desvalorização do euro face ao dólar, fez com que tenha perdido valor aquisitivo, as empresas europeias tem agora custos mais elevados quando se abastecem num 25% no estrangeiro.
Pelo contrário, o ouro volta a converter-se na medida da riqueza de uma nação, o ouro seguiu o ritmo da desvalorização mundial; o seu preço está perto de máximos históricos e com um grande potencial de revalorização.
Todos os que souberam investir sabiamente em ouro físico ao longo dos anos escaparam a esta volatilidade dos mercados e evitaram assim que o seu poder aquisitivo se tenha visto reduzido.
¿Porquê investir em ouro nestes momentos?
Investir em ouro físico, além de proteger o poder aquisitivo tem as seguintes características:
- Não quebra – O ouro foi o dinheiro por excelência durante mais de mil anos, é uma aternativa perfeita ás poupanças na sua conta corrente já que não se expões a nenhum risco de contrapartida.
- Proporciona protecção frente a acontecimentos geopolíticos – Por eso siempre se ha considerado un activo refugio.
- Liquidez – Pode-se vender ouro em qualquer momento e lugar convertendo rapidamente o seu investimento em dinheiro.
- Flexibilidade – Ao compra ouro físico, pode dividir o seu investimento comprando vários pesos em função dos seus recursos e necessidades. Isto permite dispor facilmente das suas poupanças em qualquer momento.
A cotização do ouro
O preço do ouro calcula-se em tempo real, em dólares ou euros, por onças ou grama.
¿Como se determina o preço do ouro e quem decide diariamente o preço do metal precioso por excelência?
Cada dia, os denominados bullion banks (principais bancos membros da London Bullion Market Association) determinam conjuntamente o preço oficial do ouro, que se publica no sitio web da LBMA.o Fix publica-se duas vezes ao dia: às 10.30 h (Morning Fix) e às 15 h (Afternoon Fix).
Se deseja vender ou comprar ouro, consulte as nossas cotizações em tempo real.
Ouro de investimento para manter a salvo as suas poupanças
Em tempos de incerteza económica e política, tanto os pequenos como os grandes investidores escolhem a melhor forma de investir o seu capital
Não é em vão que o ouro é um ativo importante para proteger as poupanças dos efeitos da inflação.
Mas, ¿porquê?
- O ouro físico é um bem material e, como tal, pertence-lhe em todos os sentidos.
- É reconhecícel, fraccionável, não falsificável, comercializável e conserva o seu valor com o passar do tempo.
- É fácil de transportar e armazenar..
- Cresce de forma constante, não se vê afectado pelas crises económicas e o seu valor aumenta quando caiem os mercados de acções.
- A venda de ouro físico é imediata e simples, além de estar regulada por determinadas cotizações internacionais.
- Além de que, o ouro físico de investimento está isento de IVA e não está sujeto à obrigação de declarar a sua propiedade.